Breve reflexão não revista

Popularização, comunicação, divulgação, “out-reach” de ciência. São tudo termos relacionados com uma verdade mais profunda: “levar ao outro”. Neste caso a Ciência.

Sempre disse que faço divulgação científica mas nunca gostei muito do termo, soa demasiado a “vulgarização” e a ciência não tem nada de “vulgar”. Faz-me falta uma palavra que traduza o acto de apresentar ao outro algo que nos apaixona e fazê-lo partilhar desse prazer. É um acto que exige pormo-nos no lugar do outro, das suas ideias, das suas dificuldades, da sua realidade e tentar descobrir um caminho que permita a entrada de algo novo.

Uso muitas vezes aquilo que todos temos em comum: o quotidiano, as referências culturais da nossa sociedade, o humor. São as minhas portas de entrada, por elas tento fazer atravessar a Matemática, a Física, a Astronomia.

Neste processo a figura central tem de ser a Ciência e o outro e não devemos desviar-nos deste percurso. Não é um caminho fácil nem isento de perigos. É comum ver o outro fechar-se e muitas vezes de forma irreversível. Podemos passar dez anos a desbravar caminho e a conseguir pequenas vitórias mas um dia que falhemos podemos hipotecar todo o progresso que tínhamos construído.

Mas não é só! Estar aberto ao outro enriquece a nossa própria forma de transmitir conhecimento. É no outro, nas suas questões, que nos apercebemos das nossas falhas… e é sempre possível falhar! E aprender com isso!

A cultura científica deve ser encarada como parte da Cultura, e não uma parte menor. Deveria estar em paralelo e, de preferência, entrecruzada com as artes. Os Lusíadas ao lado do átomo de Bohr, Newton sobre uma tela de Picasso.

É preciso trabalhar esta Cultura, é preciso suprir a sua ausência. Desconhecimento é a ausência de capacidade de escolha, pilar fundamental da cidadania.

Alexandre Aibéo

Anúncios

One thought on “Breve reflexão não revista

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s